Vamos todos apoiar Argivai Unidos pela UDCA

Mensagens populares

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O BAPTISMO

clip_image002O BAPTISMO

 

 

         A Biblia não descreve a cerimónia do Baptismo…diz que João Baptista baptizava com água… A ideia de Espirito Santo não era já desconhecida dos Judeus….Mas como se descreve em Actos dos Apostolos…”linguas à maneira de fogo” pousaram sobre os apóstolos e Todos ficaram cheios do Espirito Santo e começaram a falar outras linguas”

..Os que estavam aí presentes puderam testemunhar a realização das profecias do livro de Joel… Todos se entendiam agora, a maldição da Torre de Babel fora levantada naquele momento para eles…e mais “Deus derramaria o seu Espirito sobre toda a criatura”. Em Actos10,44 : O Espirito Santo desceu sobre quantos ouviam de Pedro as palavras sobre Jesus…Consequentemente Pedro baptizou-os a todos…

        Surge pois aqui uma dicotomia aparente entre “Cheio do Espirito Santo” e “Baptizado” 

      O Baptismo é “um rito sagrado” administrado por João Baptista como sinal de penitência e mudança de vida. Passa a ser “ um sacramento” por instituição de Jesus Cristo. “Todos os que foram batizados em Jesus Cristo foram batizados na Sua Morte…”  Rom 6,3  “ o nosso velho homem foi crucificado com ele…//… Se morremos com Cristo…viveremos também com ele…//…Cristo tendo ressurgido dos mortos, já não morre, nem a morte tem mais dominio sobre ele.” Rom 6,6;9.

      Quem pode baptizar ? “Em caso de necessidade qualquer pessoa “mesmo não baptizada”, desde que tenha a intenção requerida pode batizar” –apud Catecismo da Igreja Católica pg 286 in fine… O Baptismo é necessário para a Salvação de todos aqueles a quem o Evangelho foi anunciado e tiveram a possibilidade de pedir este sacramento.

   Só pode ser baptizado quem NUNCA foi baptizado. (quem já foi -batizado- já é um”homem novo”,renascido em Cristo…aqui não há “reset” ou “game over”…)

---------------------------------------------------------------------

 

 

 

 

Sem comentários: